
Fonte: Pixabay
O empreendedor é considerado hoje o “motor da economia”, um agente de mudanças. De acordo com Dolabela (2008) muito tem se escrito sobre o empreendedorismo e cada autor oferece uma definição para o termo.
O economista austríaco Schumpeter associa o empreendedor ao desenvolvimento econômico, à inovação e ao aproveitamento de oportunidades em negócios. Filion (1991) define o empreendedor como uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões.
Como o fenômeno empreendedor nasceu na empresa, a literatura geralmente define o empreendedor em tal contexto. Em contrapartida, Dolabela propõe o seguinte conceito para o termo:
“O empreendedor é alguém que sonha e busca transformar seu sonho em realidade” (DOLABELA, 2008).
MAS O QUE SE SABE EM TODO O MUNDO, SOBRE O PERFIL EMPREENDEDOR?
1 | Empreendedor é um ser social, ou seja, produto do meio em que vive;
2 | O empreendedor é um fenômeno local, existe regiões mais ou menos empreendedoras que outras;
3 | A espécie humana é empreendedora, assim todos nascemos empreendedores;
4 | Empreendedorismo não é modismo, existe desde sempre, desde a primeira ação humana, com o objetivo de melhorar as relações do homem com a natureza;
5 | O empreendedorismo é um fenômeno social e não apenas econômico;
6 | O empreendedor está em qualquer área, diferente do que as pessoas pensam, quando associam o empreendedor com o fator de abrir uma empresa;
7 | Empreendedorismo não é um conteúdo cognitivo convencional. Não cabe ensinar, mas sim aprender a ensinar.
O conceito e definição sobre o empreendedor, proporciona a cada indivíduo desenvolver seu potencial empreendedor, sendo dessa forma, de grande valia o estudo do perfil dos empreendedores.
REFERÊNCIAS
DOLABELA, Fernando. O segredo de Luisa. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.