
Fonte: Pixabay
Este termo é uma tradução livre da palavra entrepreneurship, que contém as idéias de iniciativa e inovação. É um termo que implica uma forma de ser, uma concepção de mundo, uma forma de se relacionar.
O empreendedor é um insatisfeito que transforma seu inconformismo em descobertas e propostas positivas para si e para os outros. É alguém que prefere seguir caminhos não percorridos, que define a partir do indefinido, e acima de tudo acredita que seus atos podem gerar consequências. É protagonista e autor de si mesmo, e principalmente da comunidade em que vive.
Abrir uma empresa, ou empreendedorismo empresarial, é uma das infindáveis formas de empreender. Podem ser empreendedores também, o pesquisador,o funcionário público, e o empregado de uma empresa. Os políticos e governantes podem e devem ser empreendedores, o artista, o escritor e o poeta, pois todos precisam compartilhar os resultados de seu trabalho.
“O empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século 21 mais do que a revolução industrial foi para o século 20” (Timmons, 1994).
Os empreendedores podem ser voluntários, que são aqueles indivíduos que tem motivação para empreender ou involuntários, que são forçados a empreender por motivos alheios à sua vontade, como é o caso de desempregados, imigrantes, etc.
Contudo, vale lembrar que não se considera empreendedor alguém que, por exemplo, adquira uma empresa e não introduza nenhuma inovação em seu negócio, seja na forma de vender, na forma de produzir ou no tratamento de seus clientes, mas simplesmente gerencia o negócio.
O empreendedor empresarial
1 | O empreendedor empresarial é o indivíduo que cria uma empresa, qualquer que seja ela;
2 | Pessoa que compra uma empresa e introduz inovações, assumindo riscos, seja na forma de administrar, vender, fabricar ou distribuir seus serviços agregando novo valor ao negócio;
3 | Empregado que introduz inovações em uma organização, provocando o surgimento de valores adicionais.
Qual importância do empreendedor para a sociedade?
1 | O empreendedor é o responsável pelo crescimento econômico e pelo desenvolvimento social, pois através da inovação, dinamiza a economia;
2 | O conceito de empreendedorismo trata não só de indivíduos, mas de comunidades, cidades, regiões, países. Implica, no entanto, a ideia de sustentabilidade;
3 | O empreendedorismo é a melhor arma para o desemprego
E para o indivíduo?
1 | O empreendedorismo proporciona geração de autonomia, auto -realização e busca do sonho;
2 | É indispensável para qualquer tipo de atividade profissional.
E como entra a ética no empreendedorismo?
Só pode ser chamado de empreendedor aquele que gera valor positivo para a coletividade, incluída aqui, evidentemente, toda a natureza. Assim, não seriam empreendedores aqueles que subtraem valor, como os que fabricam produtos que poluem, que causam doenças ou feitos para exterminar vidas, como por exemplo, os armamentos.
O indivíduo empreendedor deve ter compromisso com a localidade em que atua. Não pode visar somente o lucro, mas contribuir para o bem estar social do local. Empreender não pode ser uma proposta direcionada somente ao enriquecimento pessoal!
REFERÊNCIAS
DOLABELA, Fernando. O segredo de Luisa. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.